Investigação de Cuidador de Idoso

Investigação de cuidadores

A profissão de cuidador de idosos está crescendo a cada dia, afinal de contas, a população brasileira está envelhecendo e as pessoas estão vivendo mais. Você, provavelmente, deve ter alguém ou conhece alguém que precisa de cuidados, ou precisa contratar alguém para prestar esses cuidados, mas como saber se o profissional é confiável? Contratar uma investigação de cuidadores pode ser a melhor opção.

Vemos, constantemente, notícias de agressões a idosos e esse número, infelizmente, vem crescendo: o Disque 100 — o número de denúncia para esses casos — teve um aumento de 13%, sendo que a grande maioria dessas agressões aconteceram dentro da residência. Para proteger aqueles que você ama, um serviço de investigação de cuidadores é um ótimo investimento.

 

Como é a investigação de cuidadores?

É claro que ter referências, analisar um currículo e fazer a entrevista são pontos fundamentais na hora de escolher um cuidadoso. Mas apenas isso não é o bastante para saber se alguém é de fato confiável. Para isso, é necessário que haja um processo investigativo mais detalhista e contratar profissionais, como um detetive particular, para isso é o ideal.

Eles conseguem analisar os hábitos daquela pessoa que, externamente, parece ser alguém altamente confiável. Investigam como é a relação dela com outras pessoas, conversam com os empregadores anteriores, analisam na polícia se existe algum processo em aberto, ou se já ocorreu algum, e assim por diante.

Também analisam as redes sociais do candidato e olham postagens antigas ou comentários que possam dar alguma pista de confiabilidade.

 

 

Até que ponto um detetive particular pode averiguar a vida de um cuidador de idoso?

Essas conversas com os antigos empregadores ou uma pesquisa sobre os registros policiais da pessoa (se houver) são realizadas de maneira legal e sem invadir a privacidade.

O detetive também pode fazer o monitoramento dessa pessoa, seguindo-a para descobrir como é a rotina ou se é envolvida com algo ilegal.

Depois que o cuidador é contratado, é possível instalar câmeras e escutas pela casa e ao primeiro sinal de que algo errado esteja acontecendo, os responsáveis pelo idoso ou acamado podem entrar em contato com a polícia.

Além do mais, por meio de documentos possível comprovar a veracidade dos fatos e fazer uma denúncia.

Assim, os detetives possuem aparato tecnológico para fazer essa investigação de cuidadores da melhor forma possível sem passar por cima da legislação. Com provas legais em mãos, você pode colocar alguém perigoso atrás das grades e não apenas evitar dor e sofrimento para um ente querido, mas também para várias outras famílias que seriam enganadas.

 

Em quais canais ele pode conseguir informações fidedignas?

 

O monitoramento de pessoas é realizado de forma rigorosa, acompanhando todos os passos do investigado. O detetive também pode conversar com pessoas que convivem com esse profissional como vizinhos, amigos, parentes, colegas de trabalho e outros que achar pertinente.

O profissional também faz uma busca rigorosa na internet procurando sobre notícias que possam estar relacionadas a essa pessoa, especialmente sobre crimes e delitos.

Qualquer mínima suspeita é encarada como uma pista em potencial e é analisada até que possa ser esclarecida. Todo o procedimento investigativo é realizado com o máximo de sigilo para preservar a identidade dos clientes.

 

Quanto tempo demora este tipo de investigação?

 

O período de uma investigação de cuidadores deve ser estabelecido entre as partes de forma que o tempo vai depender da urgência do

cliente. Se já há um cuidador trabalhando, e também a desconfiança de maus tratos, a instalação de uma câmera ou escuta deve ser realizada o mais rápido possível e em questão de poucos dias o problema já estará resolvido.

No caso de uma investigação de cuidadores onde é preciso pesquisar sobre a vida do profissional, entrevistar pessoas e fazer monitoramento, o tempo necessário tende a ser maior.